Rinoplastia: é normal o nariz ficar congestionado após a cirurgia? | Otorrinolaringologista Florianópolis e São José | Dr. Guilherme Guerra
16252
post-template-default,single,single-post,postid-16252,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
 

Rinoplastia: é normal o nariz ficar congestionado após a cirurgia?

Rinoplastia: é normal o nariz ficar congestionado após a cirurgia?

Uma questão frequente sobre o pós-operatório da rinoplastia é a respeito da congestão nasal. De maneira geral, é comum o nariz ficar obstruído nos primeiros dias após a cirurgia, mesmo quando foi realizada cirurgia funcional concomitante (septoplastia e/ou turbinectomia).

Isto ocorre devido ao edema da mucosa nasal que é esperado no pós-operatório, além da presença de sangue coagulado e crostas que se formam durante a cicatrização.

Geralmente o paciente acorda da cirurgia respirando bem, já sentindo a diferença em relação a antes da cirurgia. Entretanto, após algumas horas a congestão nasal vai se instalando, e permanece por alguns dias, sendo que aos poucos vai melhorando progressivamente. Lavar o nariz com soro fisiológico ajuda a aliviar o desconforto, e em alguns casos é necessário o uso de outros tipos de medicação para auxiliar nos sintomas.

Por isso, tenha paciência! Caso seu nariz esteja congestionado após a cirurgia, muito provavelmente é algo temporário e deve melhorar após alguns dias!

Ficou com dúvidas? Agende uma consulta conosco, teremos prazer em atendê-los!

www.drguilhermeguerra.com.br



WhatsApp
Enviar